galiza-um-povo-sentimental

Subtítulo: Género, política e cultura no imaginário nacional galego

Volume que aborda como se construiu o mito da Galiza como um país sentimental e “feminino”. Desde o século XIX a história cultural e política do país vem marcada por este tropo colonial, fundamento discursivo que veio a alimentar uma relação disfuncional entre a Galiza e o Estado Espanhol.

Ao longo deste livro, fruto do rigoroso trabalho de Helena Miguélez-Carballeira, encontraremos respostas a muitas perguntas que era preciso fazer-se: é a Galiza um povo sentimental? É possível construir uma história a partir da subalternidade? Pode uma língua ser “indecente”? Que origens reivindicar? Fica a crítica reintegracionista livre de toda culpa na “sentimentalização” da imagem da Galiza?

Originalmente editado em inglês, a versão galego-portuguesa é um trabalho de Fernando Vásquez Corredoira. O resultado é a tradução e adaptação de uma obra fundamental, que nos oferece uma necessária incursão no passado ainda presente da Galiza e nos seus mitos como também uma aposta valente para entender o complexo discursivo colonial a partir de uma perspetiva de género.

FICHA TÉCNICA AUTORA:

Ano: 2014

Capa: brochado

16,5 x 23,5 cm

296 páginas

ISBN: 978-84-87305-86-3

DL: C 1972-2014

PVP: 18 €

Diagramador: Miguel R. Penas

Tradução: Fernando Vásquez Corredoira

Desenho de capa: Miguel R. Penas

helena-miguelez

A viguesa Helena Miguélez-Carballeira é professora titular de Estudos Hispânicos na Universidade de Bangor, no País de Gales. Filóloga de formação e doutora pela Universidade de Edimburgo, as suas pesquisas abordam a história cultural galega e espanhola numa perspetiva pós-colonial e feminista.

Para além de traduzir para o inglês Maria do Cebreiro (I Am Not from Here; Shearsman, 2010) e editar o livro A Companion to Galician Culture (Tamesis, 2014), tem publicado em revistas como o Bulletin of Hispanic Studies ou The Translator, sendo ademais diretora do Centro de Estudos Galegos do País de Gales e editora deGalicia21: Journal of Contemporary Galician Studies.

 

Página do autor
INTERESSADO VISITE A NOSSA LOJA