Carrinho 0

Antecedentes

A Através|Editora nasceu como uma evolução da antiga área editorial da AGAL que desde princípios da década de 80 editou um amplo catálogo, com muitos autores publicados nos seus mais de 30 anos de história: desde clássicos como Carvalho Calero, Jenaro Marinhas, Guerra da Cal ou Manuel Maria até autores mais contemporâneos como Raquel Miragaia, Artur Alonso Novelhe ou Carlos Quiroga.

Em 2009 após umas novas eleições na AGAL, elegeu-se um novo Conselho que no seu programa incluía, entre outros temas, o objetivo de criar uma marca própria da AGAL como editora. É assim como nasceu a Através Editora, como a tentativa de tornar a área editorial da AGAL numa editora de ámbito galego-português. 

A nossa filosofia

O próprio nome da editora indica uma vontade de ultrapassar a fronteira política, e muitas vezes mental, que separa a Galiza do resto da Lusofonia. Para nós, a aproximação da Galiza e os países de expressão portuguesa é a demonstração da via reintegracionista como válida para marcar um padrão galego atual e útil que permita aprofundar num verdadeiro processo de normalização linguística.

O nosso objetivo editorial centra-se na potencialidade da filosofia reintegracionista como saída viável para a recuperação e normalização da língua galega na Galiza. Partindo desta focagem a Através|Editora publica em galego internacional para os mercados de Portugal e da Galiza e, se existir a possibilidade, para o Brasil e os PALOP’s.

Projetos que se apoiam

As nossas autoras e autores têm a possibilidade de doar todos ou parte dos seus lucros para as entidades que melhor considerarem. Eis as entidades que recebem este apoio monetário: