Carrinho 0

Antecedentes

A Através nasce em 2009, dando maior entidade e autonomia à área editorial da AGAL, que desde princípios da década de 80 publicou um amplo catálogo -a maioria da produção editorial em galego-português no nosso país- de livros em galego internacional.

A nossa missão é criar um catálogo de obras produzidas na Galiza que contribua a conhecermo-nos melhor como sociedade, a conhecermos melhor a nossa língua, e a divulgar obra literária que forneça valor acrescentado.

Escolhemos cada obra com mimo e com um processo de avaliação dupla: os originais são examinados por uma pessoa da equipa e ainda por outra pessoa externa, especializada na área de que a proposta trata. A estas duas análises acrescentamos a adequação ao nosso próprio catálogo e ao mercado disponível, assim, para além do valor literário, o interesse temático e o rigor do texto, ponderamos o valor comercial, o público-alvo, pontos fortes e fracos.

Temos os livros organizados em várias coleções. Sendo como somos a chancela editorial da AGAL, Associaçom Galega da Língua, os assuntos linguísticos são um eixo importantíssimo do nosso catálogo, eis a coleção ATRAVÉS DA LÍNGUA, onde compilamos a produção galega em temática linguística ou sociolinguística, que é enorme tendo em conta as proporções demográficas da sociedade galega. Esta coleção inclui, entre outros, análise social da língua, materiais didáticos, históricos e descritivos.

O ensaio é um dos nossos géneros prediletos e em ATRAVÉS DAS IDEIAS compilamos livros sobre economia, antropologia, análise literária, feminismo, história e arte. Na coleção ALICERCES temos um formato de propostas breves em tom divulgador, que pretende contribuir à transmissão de conhecimento e estimular o espírito crítico.

Também temos uma coleção dedicada especificamente ao conhecimento da realidade galega, ATRAVÉS DE NÓS. A focagem pode ser histórica, sociológica, biográfica, antropológica, geográfica ou ainda outra, mas o objetivo é sempre o mesmo, sabermos mais do espaço e da sociedade galega.

ATRAVÉS DAS LETRAS é a coleção centrada em obras de criação narrativa ou poética. A nossa pretensão é darmos espaço a textos literários arriscados, inovadores, estilística e tematicamente sólidos, que contribuam para enriquecer a nossa cosmovisão. Sem cancelas e sem medo a uma ortografia emancipatória. Um espaço criativo, que acolha as ficções possíveis, novas camadas de sentido, que alargue a sinestesia e nos faça tremer de emoção.

A nossa filosofia

A Através não é uma empresa. Somos um coletivo autogerido, uma equipa com muito entusiasmo e vontade de cozinhar livros. Há algumas pessoas profissionais, contratadas para realizar tarefas técnicas, de logística, tesouraria, comunicação e marketing. Há outras pessoas que contribuem de forma ativista. Somos uma família extensa: desde quem diagrama e pagina, a quem revê linguisticamente as publicações ou lê e avalia originais. Também temos muitas aliadas no caminho: a gráfica Sacauntos, em Compostela, responsáveis do prelo de onde saem a maioria dos nossos livros. As distribuidoras: Consórcio Editorial na Galiza, e Companhia das Artes em Portugal. As livreiras amigas, que colocam os nossos títulos nas suas prateleiras. As escritoras e escritores que publicam connosco. E com certeza, o nosso público.

Este projeto é possível graças às pessoas que compram, recomendam, emprestam, que leem, que leem muito, que presenteiam literatura, que traficam com livros. E muito em particular às pessoas que fazem parte do nosso Clube. O Clube Através conta com mais de um cento de pessoas que acumulam nas suas bibliotecas a maioria dos nossos títulos. Essa confiança é a garantia do nosso sucesso. Se também quiseres fazer parte do clube, terás um desconto de 20% em cada novidade, que enviaremos sem custo para a tua morada.

Somos reintegracionistas

A nossa escolha é publicarmos em galego internacional. O próprio nome da editora indica uma vontade de ultrapassar a fronteira política, e muitas vezes mental, que separa a Galiza do resto da Lusofonia. Para nós, a aproximação da Galiza e os países de expressão portuguesa é a demonstração da via reintegracionista como válida para marcar um padrão galego atual e útil que permita aprofundar num verdadeiro processo de normalização linguística.

O nosso objetivo editorial centra-se na potencialidade da filosofia reintegracionista como saída viável para a recuperação e normalização da língua galega na Galiza. Partindo desta focagem, a Através Editora publica em galego internacional para os mercados de Portugal e da Galiza, para todas aquelas pessoas que sentem o galego como uma riqueza que nos liga com outras sociedades.