Carrinho 0
Continue lendo...

Susana Sanchez Arins: “Estou orgulhosa de que a Através já não seja o espaço único que nos resta às autoras reintegracionistas”

  Susana S. Arins vem de publicar TU CONTAS E EU CONTO, um cuidado volume com 17 relatos e 17 poemas nos que conta sobre amizades que lastimam, sobre a memória dos tempos idos, sobre o nojo, o humor e a morte; sobre ocupar o tempo na precariedade, sobre voltar a casa sozinha, sobre o medo e sobre o assédio. Com este motivo conversou com ela Teresa Crisanta, diretora da Através. ** Parece teres certa predileção pela combinatória…

Continue Lendo

Elias Torres, Roberto Samartim: “Os agentes que se movem polo sistema cultural galego estão relativamente cómodos nas suas respetivas tradições”

No passado setembro colocámos nas livrarias Sobre conflito lingüístico e planificação cultural na Galiza contemporánea. Com este motivo Teresa Crisanta Pilhado, diretora da Através, entrevista Elias J. Torres Feijó e Roberto Samartim.   O livro está formado por cinco artigos de cada um de vós, todos eles ligados com a planificação linguística e cultural. Para além duma visão explicativa da situação atual, vamos encontrar alguma proposta? Parece-nos que vamos, mais como consequência que como explicitação. Só algumhas,…

Continue Lendo
Continue lendo...

‘Livros que nom lê ninguém’ em versom eletrónica gratuita

O investigador e crítico Isaac Lourido lançou em 2014 sob o carimbo da Através Editora Livros que nom lê ninguém, compilaçom de artigos, alguns inéditos, outros publicados com anterioridade em diferentes meios, em que apresentava umhas sugestivas linhas de análise no estudo da poesia galega através das suas funçons como discurso social e cultural e tendo em conta a sua relevância histórica e o seu dinamismo atual. O autor refletia, primeiro, sobre uns mapas teóricos:…

Continue Lendo
Continue lendo...

Tore Janson : “Aqueles que exercem o poder numa sociedade geralmente tendem a favorecer a sua forma de uso da língua e a olhar para outras formas como secundárias ou indesejáveis”

O último livro da Através, da coleção Através da Língua, já está disponível na rede de livrarias galega e portuguesa. O PGL conversou com o autor, o professor sueco Tore Janson, sobre A História das Línguas. Janson foi professor de latim na Universidade de Gotemburgo, mais tarde tornou-se professor de línguas africanas. É afiliado ao Departamento de Linguística da Universidade de Estocolmo. Um dos seus grandes focos de investigação é a maneira como as línguas…

Continue Lendo
Continue lendo...

Antón Pombo: “A capacidade de sedução do Caminho é tal que a maior parte dos utentes, prescindindo da sua motivação inicial, caso a tivessem, acabam por se sentir peregrinos”

  Em junho de 2018 editamos o Guia do Caminho Português, da autoria de Antón Pombo. Valentim Fagim conversou ele, um dos maiores especialistas e investigadores sobre as rotas jacobeias a Santiago de Compostela, autor ou co-autor de 12 livros relacionados com o Caminho e um ativista da sua recuperação. ** Para as pessoas leigas no Caminho de Santiago, o trajeto francês e o próprio Caminho são uma única realidade. No entanto, são vários os percursos…

Continue Lendo
Continue lendo...

Brais Arribas: “Cumpre que nos dêmos conta da importância que tem a realização de um testamento vital”

Após a publicação da entrevista a Afonso Becerra de Becerreá, publicamos hoje a entrevista de Teresa Moure a Brais Arribas autor de Sobre a eutanásia. Quando decidir que uma morte é vital, o volume gêmeo com que  se apresenta Alicerces, a nova Coleção da Através editora. Sob a direção de Teresa Moure, Alicerces apresentará especialistas que tratarão diferentes áreas de pensamento, arte ou sociedade, com uma focagem divulgadora, afastada dos usos académicos. Sairão do prelo…

Continue Lendo
Continue lendo...

Afonso Becerra de Becerreá: “A dramaturgia é a engenharia do teatro e da dança”

Afonso Becerra de Becerreá, vem de inaugurar com Confio-te o meu corpo. A dramaturgia pós-dramática, Alicerces, a nova coleção da Através Editora. Sob a direção de Teresa Moure, Alicerces apresentará especialistas que tratarão diferentes áreas de pensamento, arte ou sociedade, com uma focagem divulgadora, afastada dos usos académicos. Sairão do prelo dous títulos cada semestre e serão sempre prologados por uma pessoa especialista do lado português. Os primeiros habitantes da coleção Alicerces são: Sobre a…

Continue Lendo
Continue lendo...

Nova coleção – Alicerces

Teresa Moure.– Entre as novidades que está a preparar a Através Editora, hão de ver a luz em breve os primeiros números da coleção Alicerces. Este título genérico agrupa uma série de livros de formato breve (por volta das 80 páginas), destinados a desvendarem os fundamentos básicos dum determinado assunto. A tradição do ensaio é sempre fulcral no desenvolvimento dum sistema literário, visto que toda sociedade precisa elaborar e processar ideias novas. Porém, nesta altura,…

Continue Lendo
Continue lendo...

Quem é Dixie Fredberg? Falamos com o autor de ‘Dixie em Wonderland’

Sabela Fernández.– Para achegar-nos à última publicação da Através, Dixie em Wonderland, só o ciberespaço é que nos permite o acesso. O seu autor, Dixie Fredberg, não concede entrevistas em pessoa a ninguém, nem sequer aos seus editores e nega-se a estar presente nos lançamentos do seu livro. Esta conversa só é possível teclando o seu correio eletrónico: dixie.fredberg@protonmail.com. Graças a ele, atravessamos o outro lado do espelho, caímos polo túnel e entramos em Wonderland com…

Continue Lendo